Limitações da Aplicabilidade do Modelo
Dissemos que o modelo foi criado para ser aplicado em áreas das organizações onde temos uma carteira de projetos. Uma pergunta surge naturalmente: existem limitações para o uso do modelo de maturidade Prado-MMGP? A resposta a esta pergunta é que o espectro de aplicação do modelo é o mesmo em que se aplica a abordagem tradicional do gerenciamento
de projetos (ou gerenciamento do trabalho) em sua totalidade, conforme mostrado em outras partes deste site.
Nossa experiência tem mostrado que o modelo de maturidade encontra fraca aceitação para ser aplicado em cenários onde a carteira de projetos é constituída de componentes para os quais o uso da tradicional abordagem do gerenciamento de projetos na forma completa encontra dificuldades. Geralmente são cenários que contemplam projetos simples e/ou com equipes pequenas e/ou de curta duração, e/ou muito alta incerteza, exigindo fraca necessidade de métodos, processos e ferramentas de gerenciamento de projetos. Dentre os cenários em questão podemos citar os escritórios de engenharia/arquitetura, escritórios de inovação (ideação), e em certas empresas de consultoria, especificamente aquelas nas quais os projetos são de pequena duração. E ainda aquele encontrado em empresas start-ups.
Para casos como esses, o responsável por um projeto prefere focar no gerenciamento do produto, afirmando que o gerenciamento do trabalho não agrega valor e é apenas uma burocracia de preenchimento de documentos pouco úteis. Quando ocorre o uso de gerenciamento do trabalho, ou é por conta da existência de pressões externas (investidores,
etc) ou, então, de alguma inclinação pelo tema pelos responsáveis. Mesmo assim, com o uso mínimo de documentação, como, por exemplo, no uso de software para gestão do tempo (MS-Project, Jira, Trello, etc.). Neste último caso, geralmente o responsável pela área nãodemonstra interesse em evoluir no uso de aspectos mais avançados de gestão de projetos.
Concluindo, a gestão vai deste a forma intuitiva sem nenhuma documentação até com um mínimo de documentação.
Importante ainda destacar o cenário de projetos de software, especificamente aquele cenário em que a totalidade dos projetos são planejados e acompanhados pela abordagem ágil, que possui ferramentas próprias, tanto para o gerenciamento do produto como para o gerenciamento do trabalho.
Todos os casos citados acima encontrarão dificuldades para se verem retratados dentro dos textos das perguntas do questionário de maturidade Prado-MMGP.
Finalmente, é bom deixar bem claro que:
- O modelo avalia a maturidade de um setor onde temos uma carteira de projetos.
- O modelo não foi concebido para avaliar a maturidade de um PMO. Para isso existem modelos específicos.
- O modelo não foi concebido para avaliar a maturidade de um único projeto isolado.