Mensagem da coordenação

DARCI PRADO

Estamos mais uma vez colocando à disposição do público brasileiro os resultados da Pesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Projetos, o que temos feito desde 2005. É o resultado do esforço de uma grande equipe de voluntários que dedicaram uma boa parte de seu próprio tempo para produzir este material. As organizações têm elogiado este nosso trabalho, o que é atestado por dezenas de depoimentos. Neste ano tivemos 301 participantes envolvendo aproximadamente 6.260 projetos. Esta marca somente pode ser atingida pelas robustas parcerias firmadas com instituições de renome como PMI, IPMA, regionais SUCESU, associadas da CBIC, instituições de ensino, revista MundoPM, CREA, etc. A eles os nossos sinceros agradecimentos.

O numero de participantes da pesquisa em 2017 (301) representa uma redução quando comparado com as duas últimas pesquisas (2012: 435 e 2014: 415). Acreditamos que um dos fatores para esta queda se encontra no momento econômico que estamos vivendo no Brasil. A crise econômica levou as organizações a reduzirem drasticamente seus investimentos, situação esta mais bem percebida a partir de 2014. Visto a relação direta entre projetos e investimentos, se entende melhor porque houve fechamento de PMOs e transferência de gerentes de projetos para outras funções nos últimos anos.

Por outro lado, indo na direção oposta, temos a crescente participação do público acadêmico. Alías, isto tem ocorrido desde que lançamos a pesquisa em 2005. Em 2017 foram quase 500 participantes. Geralmente utilizam nosso site para efetuar download de relatórios ou artigos de nossa Biblioteca Virtual e, principalmente, para responder ao questionário da maturidade. Estas tarefas geralmente vão rechear o texto de dissertações de mestrado, TCC de MBAs, e até teses de doutorado. Muito nos honra a participação da academia em nosso site. Importante informar ao leitor que os dados fornecidos por profissionais da academia não fazem parte do banco de dados da pesquisa que utilizamos para compor os relatórios apresentados em nosso site. Aqui temos somente dados de profissionais formalmente alocados em empresas.

Alguns outros dados de 2017 são igualmente importantes para atestar a crescente importância desta iniciativa:

  • Download efetuados em nosso site: 2.348   
  • Acesso do tipo “unique access”:  20.654
  • Acesso por 45 países

Neste ano ampliamos a relação de relatórios, de modo a facilitar ao leitor encontrar um relatório o mais próximo possível de sua realidade de trabalho. São eles

  1. Análise Comparativa de Desempenho
  2. Benchmarking
  3. Global
  4. Governo
  5. Organizações Privadas
  6. Organizações tipo “Cliente Interno”
  7. Organizações tipo “Cliente Externo”
  8. Estado de Minas Gerais
  9. Estado de São Paulo
  10. Região Norte/Nordeste
  11. Região Sul
  12. Categoria de projetos: Mudanças Organizacionais e Melhorias de Resultados Operacionais
  13. Categoria de projetos: Tecnologia da Informação (software)